facebook
twitter
logotype
deco
img1
img2
img3
img4
img5
img6
img7
img8
img9
img10

O que é a Optometria Comportamental?

 

A palavra OPTOMETRIA significa “medida da visão”, mais esta definição fica muito limitada quando buscamos definir todas as áreas implicadas no campo da Optometria Comportamental.

A OPTOMETRIA é a ciência que estuda o funcionamento da visão, e o seu objetivo é prevenir, detectar e solucionar as alterações visuais não patológicas que um paciente possa apresentar.

Portanto, o Optometrista é o profissional capacitado para:

  • Realizar um exame optométrico
  • Desenhar e realizar terapias reabilitadoras da visão
  • Proteger, preservar, melhorar e otimizar as funções e capacidades visuais
  • Adaptar os diferentes tipos de compensações dos problemas visuais (óculos, lentes de contato, auxílios de baixa visão, etc.)
  • Derivar ao oftalmogista, os pacientes sob suspeita de possíveis estados patológicos que possam afetar os olhos

Opt SlideshowO propósito do Optometrista Comportamental não é somente que seus pacientes tenham uma boa acuidade visual, porém que tenham a habilidade de usar completamente a sua visão de uma maneira eficiente e confortável.

Além de compensar os defeitos refrativos e tratar alterações funcionais como, dificuldade de enfoque, sistema visual estressado ou visão dupla, o Optometrista Comportamental soluciona problemas relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem visual podendo ou não estar diretamente envolvidos com o fato de ver nítido. Para esse profissional é importante entender como seus pacientes recebem, compreendem, identificam e discriminam o tamanho, forma e cor, calculam as distâncias e a velocidade dos objetos... Ou seja, é importante identificar qualquer alteração que esteja impedindo a obtenção do máximo rendimento visual com o menor esforço.

O Optometrista Comportamental analisa os problemas visuais desde um ponto de vista global, considerando o sistema visual como um integrante do organismo. Por tanto, trabalha em contato direto com outros profissionais como fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, educadores, reeducadores auditivos... formando uma equipe multidisciplinar.