facebook
twitter
logotype
deco
img1
img2
img3
img4
img5
img6
img7
img8
img9
img10

Percepção visual

 

A percepção visual é a apreciação da realidade através do sentido da visão. Todos nós construímos uma realidade interna baseada na realidade externa, graças à informação dos diferentes sentidos e das nossas experiências prévias. Essas informações inter-relacionadas com outras áreas cerebrais, produzem uma resposta motora que constitui o nosso comportamento.

A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.

Considerando que o sistema visual aporta 80% da informação sensorial, o processamento da informação visual é um aspecto chave para o entendimento do mundo.

  • Um bebê usa sua habilidade de análise visual para reconhecer rostos e objetos que estão ao seu redor.
  • Uma criança em idade pré-escolar usa a percepção visual para desenvolver a compreensão das formas, dos símbolos abstratos e suas relações.
  • Uma criança em idade escolar usa essas habilidades para decifrar palavras, resolver quebra-cabeças e compreender conceitos matemáticos.

Os problemas perceptivos explicam determinadas dificuldades que observamos nos processos de aprendizagem. Por esse motivo os Optometristas Comportamentais avaliam e tratam as habilidades perceptivas incluindo: 

Discriminação Visual

Constância de forma

Memória visual simultânea e sequencial

Orientação ou relações espaciais

Figura–Fundo

Fechamento visual

Sabendo que a visão é uma habilidade que se aprende podemos melhorar as áreas perceptivas através da terapia visual, ajudando as crianças com problemas de aprendizagem a terem êxito na escola.